Nota de Corte ENEM 2022: Como Calcular Nota de corte SISU e ProUni

O cumprimento de todos os critérios impostos pelo Enem para aqueles que desejam participar no programa, é bastante importante. Ocorrendo que a Nota de Corte ENEM 2022 é um dos elementos que você precisa de observar caso desejes obter uma das vagas disponibilizadas por meio deste exame. Não deixe de saber como funciona a Nota de Corte ENEM 2022 em cada um dos programas que se alia ao Enem para disponibilizar vagas no ensino superior, já nos próximos tópicos deste post.

Nota de Corte Enem 2022
Nota de Corte Enem 2022

Nota de Corte Enem 2022

A prova do ENEM é realizada anualmente para possibilitar o acesso ao diploma do ensino médio, bem como oferecer uma oportunidade de ingresso ao ensino superior por meio das vagas que são disponibilizadas pelas universidades brasileiras que usam o Enem como meio de seleção.

As faculdades que disponibilizam as suas vagas o fazem por meio de programas que estão conveniados com o Enem, que são o SISU, ProUni, FIES e o Ingresso Direto.

Ocorrendo que para poder ter a chance de concorrer nesses programas com a nota Enem obtida, é preciso que o estudante observe a nota de corte definida para o curso desejado.

A Nota de Corte ENEM 2022 é a pontuação mínima que o estudante precisa de ter na prova do Enem para que ele aplique ao curso pretendido. Sendo que de forma generalizada, no mínimo é preciso que o interessado na vaga tenha uma média de 500 pontos na prova do Enem e a não ter zerado na prova de redação.

Como Calcular a Nota de Corte Enem para o SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o programa que mais vagas do ensino superior oferece aos participantes do Enem. Isso é possível devido ao grande número de faculdades distribuídas em todo o país que constam no cadastro deste sistema.

Com o passar dos anos a Nota de Corte ENEM 2022 para o SISU vem aumentando, o que se deve principalmente ao elevado volume de participantes. Sendo que atualmente a nota de corte dos cursos deste programa parte de 550 a 900 pontos.

No catálogo de cursos do SISU, os que apresentam as maiorias notas de corte são os de engenharia e Medicina. Para poder concorrer a esses cursos é preciso que o estudante consiga no mínimo uma nota de 700 a 900 pontos como média da prova Enem.

Apesar de essas serem as notas de corte que são normalmente verificadas, vale alertar que a pontuação pode vir a variar dependendo das notas dos concorrentes. Isso porque a nota de corte é calculada automaticamente pelo sistema do SISU levando-se em conta a pontuação Enem dos concorrentes. Ou seja, caso grande parte dos candidatos a um determinado curso tem notas elevadas, a nota de corte do curso também será maior.

Como Calcular a Nota de Corte Enem para o PROUNI

A nota de corte do Enem no PROUNI também não foge muito a regra do que ocorre no SISU, sendo que aqui também a nota de corte é determinada de acordo com cada curso.

Nesse programa os cursos de engenharia e medicina também são os que mais pontuação requerem. No caso do curso de medicina, a nota de corte varia entre 700 a 800 pontos.